O sonho, a aventura, a partida, a chegada, (…) a vontade, a descoberta, o imprevisto, a iniciativa, a criatividade, a construção, o resultado… Chegou ao fim um longo e rápido caminho. Uma aventura pelas áreas da comunicação! Partimos com objectivos, equipa, meios e uma certeza, FAZER. Mas, tal como o piloto que se aventura pela AREIA imensa do deserto, por vezes traiçoeiras, também nos coube ter de vencer desafios e imponderáveis. CONSEGUIMOS! A ideia inicial proposta pelo nosso Excelentíssimo Senhor Reitor era a de desenvolver uma campanha, cuja temática fosse a SIDA/VIH e apresentá-la à Comunidade Académica, no final do ano lectivo. É isso que está a acontecer. Porém, quisemos IR MAIS ALÉM… Desenvolvemos a temática, mas atribuímos a cada um dos cinco grupos um público-alvo específico. Isto, porquê? Os dados disponíveis dizem-nos que no nosso país as campanhas desenvolvidas no nosso país têm sido generalistas. Pretendemos dar a cada campanha uma UTILIDADE prática. Se íamos estudar, pesquisar, idealizar, desenhar e produzir, porque não difundir a mensagem pelos diferentes públicos? A postura inicial foi a de que seria necessário fazer um trabalho em múltiplas frentes, desenvolvendo diversas actividades apelando à imaginação, criatividade, voluntarismo e espírito de grupo dos alunos. Havia a idealização da campanha propriamente dita: construir o briefing, definindo objectivos, público-alvo, mensagem a transmitir, meios publicitários a utilizar… e a sua planificação! Pensar o Marketing, a Publicidade, a Criatividade, o Design, a Produção, a Difusão… Como sempre acontece, por mais que se planeie, há variáveis incontroláveis. É o computador que não responde; é a Internet que falha; é a inexperiência do trabalho em grupo que toda a coordenação do mundo não resolve; é o aluno que falta; são todos os outros trabalhos académicos que é necessário desenvolver (afinal, o estágio na Agência de Comunicação são apenas mais 2 créditos que é necessário obter!!); é o patrocinador que tarda em dar o ok definitivo; é a ideia genial que não acontece, é a produção que diz só ser possível para aquele dia em que, pensávamos, já tudo teria acabado… São os constrangimentos sempre presentes que é necessário ultrapassar. Bem vindos ao MUNDO REAL!! Face às condições por todos conhecidas, o trabalho apresentado achamos ser o melhor. Fica a certeza, da nossa parte, que é possível melhorar. |
|
![]() |
|
|
|
|
|
Spot de video |
|
|
|
![]() |
| |
Spot de rádio | ||||||
Campanha publicitária |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
|
|||||